Arles
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| Assunto: Movimentações e Tabuleiro Sex Abr 15, 2022 4:59 pm | |
| Quando se inicia um combate, temos como referência um tabuleiro onde estão posicionados os personagens, seus inimigos e objetos. Este tabuleiro, obedece sempre um cenário específico que pode variar entre cidades, masmorras, castelos ou lugares selvagens. Neste sistema, existe uma série de regras para movimentação em campo de batalhas, regras que determinarão a vitória, a derrota e o sucesso de cada estratégia daqueles que participam da batalha. Veja logo abaixo as regras de movimentação no tabuleiro:
DESLOCAMENTO: A ambientação neste sistema é formada por um mapa dividido em pequenos quadrados. Estes quadrados são a medida da movimentação dos personagens, alguns são capazes de se movimentar mais e outros menos. Deslocamento é o movimento que o personagem é capaz de realizar sem perder a sua ação. Todo personagem se move o equivalente a 1 quadrado por nível de Habilidade. Ou seja, se um personagem possui Habilidade 3, ele se movimentará 3 quadrados. No entanto, esta é a movimentação padrão para personagens humanóides. Alguns monstros e raças possuem recursos que lhes permite uma movimentação maior. Veja a baixo:
- Citação :
- *Quadrúpede: Personagens quadrúpedes se movem com sua Habilidade normal + um bônus de metade da sua Habilidade. Ou seja, um Cavalo com Habilidade 4 se moveria 6 quadrados.
*Levitação: Um personagem com asas se move o dobro de sua Habilidade. Ou seja, se uma águia gigante possui Habilidade 5, ela se moverá 10 quadrados por turno.
*Teleporte: Um personagem com teleporte é capaz de se mover até onde a sua vista alcançar no tabuleiro. Ou seja, uma criatura capaz de se materializar entre espaços é capaz de surgir em qualquer quadrado que a sua vista alcance.
TERRENO DIFÍCIL: Muitas vezes as ações de deslocamento ocorrem em cenários onde não é tão fácil andar ou correr livremente. Um terreno pedregoso, uma floresta repleta de buracos, uma escadaria com degraus irregulares... Sempre que guerreiros lutam ou se movem neste tipo de ambiente, seu Deslocamento normal é reduzido pela metade.
ATAQUE DE OPORTUNIDADE: Sempre que um personagem se situa em um ponto, todos os quadrados adjacentes à ele se tornam a sua área de ameaça, ou seja, os pontos em que ele pode atingir com um ataque Corpo-a-Corpo. Oponentes podem entrar e se mover livremente dentro da sua área de ameaça, mas sempre que eles deixam está área com o personagem consciente, é considerado que esteja dando as costas para o personagem ou recuando, o que irá gerar um Ataque de Oportunidade. Este ataque é uma ação gratuita que o personagem executa fora de seu turno desde que o inimigo lhe forneça esta oportunidade, porém, ele se limita a ataque Corpo-a-Corpo como um soco, um chute ou o uso de alguma arma de curto alcance.
DESENGAJAR: Quando o personagem se vê na obrigação de se mover pelo tabuleiro repleto de adversários, ainda que seja um ato perigoso passar pela área de ameaça de um ou mais adversários, ele pode declarar estar usando Desengajar. Este é um movimento no qual o personagem usa a sua ação padrão para se mover de forma tão atenciosa que ele consegue evitar os Ataques de Oportunidade dos adversários ao seu redor.
DISPARADA: Quando o personagem precisa alcançar um ponto com tamanha urgência que nada mais importe ou fugir de um agressor do qual ele não pode enfrentar diretamente, o personagem pode declarar usar Disparada. Este é um movimento onde o personagem concentra toda a sua ação em se mover, sendo capaz de se deslocar com o dobro do que a sua Habilidade permite.
FLANQUEAR: Quando um personagem luta ao lado de um aliado, ambos podem tirar vantagem de um inimigo, confundindo-o ao ocuparem os seus flancos. Um inimigo flanqueado precisa dividir a sua atenção entre dois oponentes ao mesmo tempo, e por isso conta com metade da sua Habilidade ao se defender ou esquivar. | |
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